Peeling de Água: 2 Técnicas em Estética que Mudaram o Rejuvenescimento para Sempre

Você ama levar novidades para seu clientes e é apaixonada por tratamentos de resultados?

Hoje o foco principal na estética é entregar resultados duradouros e de alta performance. É preciso incentivar o hábito do cuidado com a pele, assim como as visitas frequentes às cabines de estética! Se você está aqui, você é uma profissional que busca excelência. E os caminhos para a excelência são o aprimoramento constante e o compromisso em levar o melhor para a clientela!

Você deseja entregar a felicidade de um tratamento bem sucedido? A melhoria da qualidade de vida, e um impacto positivo na autoimagem das pessoas que te procuram?

Para isso, é nosso dever entender a fisiopatologia por trás da disfunção inestética a ser tratada. O que acontece no tecido em questão é muito importante para que possamos direcionar a melhor conduta terapêutica. É isso que vai te permitir alcançar resultados incríveis!

Sabia que, até 2040, mais de ¼ da população se encontrará na faixa etária entre 40 e 64 anos? É o que diz uma pesquisa do IBGE, de 2016. Fazendo um link com esses dados, temos um outro levantamento feito pela Associação Internacional de Cirurgia Plástica. Ele mostra que, em 2016, houve um aumento de 14% na realização de procedimentos estéticos não invasivos. O Brasil ocupa o segundo lugar em número de pessoas que procuram por esse tipo de tratamento. E o que esses dados trazem de informação relevante para nossa área?

O aumento do nosso público-alvo. E esse crescimento vem impulsionado por dois fatores. O primeiro é o aumento da expectativa de vida da população. E, paralelamente, o número de pessoas interessadas em melhorar a imagem com recursos menos agressivos e com baixo tempo de recuperação. Por isso, o nosso leque de recursos deve se expandir na mesma proporção.

Seguindo esta linha, também o nosso conhecimento na área deve se ampliar. Isso trará como resultado nosso crescimento profissional, e cada vez mais rentabilidade para os negócios em estética, que hoje são empreendimentos muito lucrativos!

Hoje, quem não quer envelhecer de maneira saudável e natural?
Quem não quer ter uma pele jovem por mais tempo?

Nós podemos proporcionar isso aos nossos clientes! O primeiro passo é entender um pouco sobre o processo de envelhecimento.

O que é envelhecimento

O envelhecimento é um processo fisiológico progressivo, dinâmico e inevitável, em que ocorre uma decadência das funções fisiológicas e bioquímicas de todas as nossas células. Porém, podemos escolher todos os dias envelhecer de forma saudável e natrural.

A nossa pele, por ser um órgão exposto, representa o mais notório parâmetro de envelhecimento. O envelhecimento envolve várias alterações, nas quais podemos trabalhar para retardar e amenizar as agressões do tempo! E quais alterações fisiológicas aparecem em uma pele envelhecida?

A pele envelhecida sofre alterações nas células e estruturas de todas as camadas, desde a camada muscular até a mais externa do estrato córneo, em uma reação em cadeia: o primeiro ponto, que interfere em todas as funções celulares, é a redução da produção de energia celular (ATP). Isso se dá pelo ataque de radicais livres às mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de energia celular. Esse ataque interfere na qualidade de seu funcionamento. Isso ocorre devido à diminuição do sistema antioxidante endógeno, o que abre as portas para ação dos radicais livres, não só na mitocôndria, como nas membranas celulares e nas proteínas no DNA, levando a danos ao reparo e ao metabolismo celular.

Na derme, o equilíbrio entre a produção e a degradação das proteínas da matriz está comprometido, devido à diminuição de sinalizadores celulares, como fatores de crescimento. O fibroblasto não produz mais a quantidade necessária de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Isso compromete a biomecânica, a regeneração e a hidratação do tecido.

Queda na eficiência do sistema

A diminuição da eficiência do sistema sanguíneo local interfere na chegada de nutrientes, oxigênio e água, e a difusão desses elementos para as camadas mais externas da pele. Essa alteração, somada ao achatamento da junção dermoepidérmica impede que as células sejam nutridas e hidratadas de maneira adequada, comprometendo do processo de renovação e manutenção da saúde do tecido.

As células da camada basal tem menor atividade, o que aumenta o tempo de renovação celular e a qualidade de sua diferenciação, comprometendo a síntese de estruturas importantes na manutenção da água nas células e nos espaços entre elas, como FNH e lipídeos intercelulares. A manutenção do teor de água na pele é essencial, pois a água é vital para todas as funções celulares, principalmente na geração de energia.

Dito isso, faz sentido promovermos lesão no tecido, na intenção de gerar resultados no envelhecimento, em uma pele nessas condições?

Faz sentido iniciar um tratamento sem antes devolver os elementos essenciais para seu processo de regeneração?

Acredito que você concorda comigo que não!

Existem no mercado muitos recursos disponíveis para auxiliar no processo de rejuvenescimento e resgate da saúde da pele. E, ao passo que nos tornamos excelentes, entendemos que o caminho do sucesso se baseia na associação de recursos e na entrega de condições favoráveis para que a pele envelhecida responda aos estímulos de lesão e tenha forças e recursos para se regenerar e apresentar um resultado de alta performance.

Novidades

Hoje, eu vou falar da novidade que a KLD apresentou no 25º Congresso Cientifico Internacional de Estética em 2017 (EstétiKa- Feira Internacional de Beleza), onde eu apresentei no palco do congresso a palestra sobre o tema que trouxe nesse artigo.

O Acqua Peel faz parte de uma plataforma riquíssima, o Hygiadermo Acqua, que associa outros recursos incríveis na promoção de saúde da pele, dos quais falarei em outra oportunidade. Durante 6 meses, trabalhamos com a Hidrodermoabrasão e Hidrodermoinfusão, e os resultados foram maravilhosos.

A proposta de tratamento me encantou, porque a minha prática clínica e estudos me mostraram que o melhor caminho para uma pele bonita e saudável é o emprego de recursos que trabalham na recuperação global do tecido associado à lesão controlada, e não somente lesão, que muitas vezes acontece de forma descontrolada e não produz os resultados esperados. Bom, então vamos falar um pouquinho sobre esses dois recursos:

Hidrodermoabrasão e hidrodermoinfusão

Hidrodermoabrasão e hidrodermoinfusão são uma evolução da microdermoabrasão com cristais e ponteiras diamantadas. Para o processo de rejuvenescimento, são mais adequadas por promover esfoliação suave. E trazem a possibilidade de, já no momento da aplicação, fornecer água e nutrientes básicos à pele.

A técnica consiste num jateamento de água, que passa com velocidade pelo bocal do dispositivo, atinge a pele e promove esfoliação suave e limpeza. Seus benefícios aumentam quando a água é enriquecida com elementos funcionais.
A pressão negativa empregada pelo bocal promove aumento da circulação local, e incentiva os fibroblastos a entrarem em atividade por um fenômeno chamado mecanotransdução de sinais.

Aqui, sinais mecânicos são convertidos em sinais químicos (liberação de fatores de crescimento) que estimulam as células da pele a se proliferar e sintetizar proteínas da matriz. Associado à infusão de elementos essenciais, temos uma combinação perfeita de estimulo e nutrição celular. Pode ser usado não só em protocolos rejuvenescedores, mas também em uma infinidade de protocolos destinados a várias disfunções estéticas.

Efeitos comprovados cientificamente

Estudos mostraram que houve um aumento da renovação celular da camada basal da epiderme, oriundo da esfoliação da camada córnea. Consequentemente, houve aumento da espessura da epiderme, o que favorece a proteção das células contra agentes externos e luz solar. Também foi demonstrado o aumento da atividade fibroblástica pela liberação de fatores de crescimento. Dessa forma, o incentivo ao fibroblasto também beneficia a estrutura da junção dermoepidémica, que é formada basicamente de colágeno, o que favorece a nutrição da epiderme.

Através do jateamento de água há um aumento da umidade na superfície da pele, e as gotículas de água são retidas pelas proteínas do estrato córneo, tendo como resultado uma superfície mais macia e hidratada. Pesquisadores mediram a porcentagem de nutrientes e antioxidantes na pele quando combinados à água, e encontraram um aumento de 32% na oferta desses componentes. Isto melhora a qualidade e a funcionalidade celular, mantendo as células protegidas e nutridas.

Vale ressaltar que a alimentação balanceada e a ingesta adequada de água compõe o resultado IN e OUT. Pois, para um resultado extraordinário, devemos pensar em restaurar as funções da pele de dentro para fora e de fora dentro.

A associação de recursos como microcorrentes, radiofrequência, microagulhamento e dermocosméticos, tanto em cabine quanto home carem também faz toda a diferença. Assim, escolha ativos e recursos que completem as necessidades da pele que sofre com o envelhecimento. Será sucesso total.

Protocolos e resultados

Agora, vem comigo que vou lhe mostrar alguns resultados que obtivemos com o uso da técnica. E eu tenho um presente pra você que chegou até aqui: um conjunto de protocolos exclusivos associando hidrodermoabrasão e hidrodermoinfusão.

rejuvenescimento 1

rejuvenescimento 2

2 sessões PROTOCOLO ACQUA associado ao UP SKIN ADÉLIA MENDONÇA

  • Reestruturação do colágeno
  • Pele hidratada e macia ao toque
  • Melhora de rugas
  • Clareamento de manchas e uniformização do tom da pele

 

rejuvenescimento 3

rejuvenescimento 4

Protocolo ACQUA associado ao Renove C Bel Col

  • Melhora da textura da pele
  • Pele mais hidratada e macia ao toque
  • Uniformização da cor
  • Equilíbrio do manto hidrolipídico

 

rejuvenescimento 5

  • Uniformização do tom da pele
  • Diminuição de sulcos e rugas
  • Melhora do viço e luminosidade
  • Pele macia e suave ao toque

Vamos combinar uma coisa? Se você colocou esse protocolo em prática, tire fotos e publique o antes/depois no Instagram, me marcando (@marina_bianki), com a hashtag #estetica!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo me dizendo o que você achou, assim como outros temas que eu posso abordar aqui!

E não se esqueça: se você ainda não baixou meu guia gratuito sobre saúde da pele… tá esperando o quê? Baixe agora:

Baixar Guia Gratuito de Saúde da Pele →

 

6 Comentários


  1. Bom dia Ma! Parabéns pelo artigo, ótimas informações.

    Responder

  2. Marina, amei a matéria.
    Você ensina com clareza, seriedade e apaixonante!
    Já até criei uma pasta como Marina Bianchi no meu pc…rss
    Sucesso sempre, parabéns!!

    Responder

  3. Marina adorei seu conteúdo. Excelente explicação.
    Gostaria de saber mais sobre vitamina c associada a fonoforese.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *